IEQ INDUSTRIAL CONTAGEM MG

Otto e Heitor by Tiago Valadão http://www.ottoeheitor.com/


Um homem à beira do caminho

Dentre tantas lições que tiramos do encontro de Bartimeu com Jesus, algumas são realmente peculiares. O filho de Timeu já ouvira falar do Mestre e seus feitos. Ao saber que Ele se aproximava, não deixou passar a oportunidade de ter sua vida transformada.

É relevante o fato dele clamar por Jesus, chamando-o de Filho de Davi. Tal afirmação significa que, ao ouvir sobre Cristo, Bartimeu creu que Ele era de fato o Messias esperado. Ao chamá-lo assim, era como dizer: "Jesus, Rei meu e Salvador meu, tem compaixão de mim!" Uma confissão de fé explícita na promessa de Deus. Como André, ao chamar Simão seu irmão, para seguir o Mestre: "Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)." (João 1:41) Bartimeu crera na pregação, ou seja, Jesus já era de fato seu Senhor antes mesmo de conhecê-lo. A mulher samaritana, cria na promessa mas não sabia que a promessa já se cumprira: "A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo." (João 4 : 25). Bartimeu já sabia que o Messias já estava entre eles, e era Jesus de Nazaré.

Salta aos olhos o momento em que Bartimeu, se levanta, após saber que seu clamor fora ouvido, lançando de si sua capa. A capa era uma marca das pessoas que mendigavam naquela época, indicando que era incapaz para o trabalho. Na certeza de que seria curado, e que não mais precisaria daquilo que era o símbolo de sua miséria, ergueu-se para ir de encontro ao Messias, seu Rei, seu Salvador. Ele fora chamado ao encontro do Rei, portanto aquelas não eram vestes apropriadas para tal momento. Ele havia alcançado o favor do Rei, que ao recebê-lo em sua presença, pergunta: "E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista." (Marcos 10 : 51)

O desejo de Bartimeu era mais que óbvio, mas sua fé alcançou o favor do Rei de forma plena. "E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho." (Marcos 10 : 52) Jesus confirma sobre o cego a salvação. De fato, a partir de então, este jamais necessitaria de sua velha capa outra vez. Ele acabara de receber novas vestes , vestes brancas, vestes de salvação; "Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto da retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e como a noiva que se enfeita com suas jóias". ( Iaías 61:10 ) Em seguida, ele abriu seus olhos e contemplou Jesus Cristo, seu Rei e Salvador. A primeira imagem que seus olhos enxergaram foi o Filho de Deus.

Agora Bartimeu não era mais deficiente visual, poderia trabalhar e não mais mendigar. Sua dignidade e sua auto-estima foram restaurados no encontro com Jesus. Ele sempre teve fé, só lhe faltava este encontro para ter um futuro. O texto termina mostrando que ele passou a seguir Jesus pelo caminho. O filho de Timeu, sempre esteve à beira do caminho, mas agora ele andava no Caminho. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6) Ele agora tinha um rumo, uma direção clara e caminhava firmemente em direção ao Pai.

Bartimeu ganhou novas vestes, vestes festivais, ganhou visão, teve sua dignidade devolvida e passou a andar no Caminho, não à margem, mas no CAMINHO.

Que Deus possa abençoar sua vida de forma poderosa através do exemplo de Bartimeu.

Paz seja convosco!


Autor: Pr Heber Dias de Sousa



Escrito por Pr. Heber Dias às 11h28
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
IGREJA DO EVANGELHO
QUADRANGULAR

BAIRRO INDUSTRIAL

Templo da Paz

Rua Tiradentes, 2711
Fone 031 3333-6439
Bairro Industrial
Contagem -MG

Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 EDITORA QUADRANGULAR
 4KUT.COM.BR
 PORTAL QUADRANGULAR BRASIL
 CONSELHO NACIONAL DE PASTORES
 CED MG




Calendario